Sistema Imunológico

O sistema imunológico é uma complexa rede de tecidos, órgãos, células e substâncias que protegem o nosso corpo de infecções e doenças. Como o corpo está constantemente em contato com microorganismos, esse complexo sistema defende o organismo de invasores externos.

Estudos recentes têm associado o impacto positivo da prática regular de exercícios físicos na melhora do sistema imunológico. O exercício de média intensidade está associado a diminuição de episódios de infecção devido a melhoria de funções de importantes componentes imunológicos. Porém, quando praticado além de determinado limite, o exercício se associa ao aumento da incidência de doenças infecciosas, notadamente das vias aéreas superiores. Tal associação é tema recorrente de estudos, devido a importância que assume no esporte profissional. Muitos competidores de elite tem problemas associados às fases de treinamento intenso, uma vez que ocorre a produção elevada de radicais livres associados à queda da imunidade, podendo prejudicar a performance.

Sistema Imunológico

Por outro lado, outros estudos têm mostrado que a alimentação regrada e alguns nutrientes específicos podem beneficiar a resposta imunológica, os quais devem ser priorizados em fases mais intensas de treinamento e competição. Por isso, citamos aqui algumas dicas de alimentos e nutrientes que podem auxiliar o sistema imunológico.

Gorduras “boas” – Alguns ácidos graxos insaturados têm o poder de melhorar a resposta imunológica quando associado a uma alimentação balanceada. Podemos destacar os ômega 3 e 6, que têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão em peixes e castanhas, como as nozes, castanha do Pará e caju.

Carotenóides – Encontrados principalmente em vegetais e frutas de cores amarela, laranja e vermelhas. Ativam o sistema imunológico, logo melhoram a defesa do organismo.

Vitamina E – Encontrado em alguns óleos vegetais como óleo de milho, soja e no azeite de oliva. Quando ingeridos, melhoram a resposta imunológica e também é considerado um antioxidante.

Vitamina C – Tem ação antioxidante e melhora os efeitos da vitamina E, regenerando suas fórmulas de ação quando ocorrem formações de radicais livres. Tem efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes. Fontes: laranja, acerola, limão, abacaxi, entre outras frutas ácidas.

Carboidratos – Tem sido frequentemente associado a melhora do sistema imune, especialmente se suplementado durante treinos longos ou intensos. Deve ser consumido na alimentação de forma fracionada principalmente logo após os treinos.

Probióticos – São bactérias benéficas contidas no iogurte, leite fermentado ou vendidas na forma de suplementos, que reforçam o sistema imune.

1 comentário até o momento. - O que você pensa?

Gravatar

Frankie

27 de julho de 2015

00:42

Marc dixit Esto no se si lo arreglamos entre todos, lo que si se9 es que no pineso descansar hasta que los que han arruinado el futuro de mi hijo, paguen por lo que han hecho. Bueno wapo ahora ya sabes lo que sienten millones de padres al contemplar impotentes como mueren de hambre sus hijos, como son violados, esclavizados mutilados y abandonados como desechos humanos Los ciudadanos de los paedses desarrollados este1n tan cegados por la soberbia de su ambicif3n que no pueden ver el sufrimiento de sus semejantes aunque este se produzca delante de sus narices.Sr. Marc Vidal confio que su carrera universitaria y todas sus teoredas econf3micas no le priven de disfrutar de su hijo en el fanico tiempo y lugar en el que es posible AQUI Y AHORA Por cierto tenga cuidado no sea que al buscar culpables a los que hacer pagar el no futuro de su hijo, una maf1ana lo encuentre de frente mirandose al espejo.Incluso en su lenguaje de vendetta, se le ve el plumero de economista de manual, cuando clama que hare1 pagar a los culpables siempre poniendo precio a la vida en fin es triste pero me alegra saber que: LOS LISTOS TAMBIEN LLORAN Un saludo. PD. Cuando en vez de pensar con la mente, piense con el corazf3n encontrara que las respuestas este1n alled donde nacen las preguntas SUERTE.Vota el comentario: 0 0

Comente!