Pioneiro da Força: Louis Cyr

Louis CyrLouis Cyr (nome real Noe-Cyprien) nasceu em 11 de Outubro de 1863, em St. Cyprien de Napierville, perto de Montreal, Canadá. Sua mãe tinha 1,86 M de altura e pesava 121 kg. Esse fato poderia ajudar a explicar relatórios não comprovados que Cyr pesava perto de 8 quilos quando nasceu. Seu pai era de tamanho médio, e Cyr acabou ficando com 1,73 M.

O historiador David P. Willoughby relatou que com 7 anos de idade Cyr era reconhecido por precoces habilidades em levantamento de peso. Um dos primeiros atos de força conta que ele conseguiu empurrar uma carroça para fora da lama a qual estava presa, permitindo que o condutor e o cavalo continuassem em seu caminho.

Com 18 anos, Cyr estava se igualando numa competição de força ao David Michaud, que alegava na época a ser o homem mais forte do Canadá. Cyr venceu por levantar do chão uma pedra de 218 kg que Michaud não conseguiu erguer. Ainda naquele ano, Cyr casou com Melina Courtois.

Cyr era policial em um local perto de Montreal, e declarou que lutou com dois (possivelmente três) criminosos, e depois de bater neles até deixá-los inconscientes, ele encaminhou os bandidos para a delegacia mais próxima. A história chamou a atenção do editor Richard K. Fox na cidade de Nova York, que ofereceu 5 mil dólares para qualquer pessoa capaz de corresponder a qualquer proeza de força de Cyr.

Louis Cyr

Cyr estava no seu auge entre os anos de 1892 – 1896. Durante esse período ele viajava como strongman e conheceu e derrotou alguns homens muito fortes como: Cyclops, Sebastian Miller, August Johnson e outros. Eugen Sandow, porém, sabiamente ignorou os diversos desafios que Cyr jogou no seu caminho.

Louis Cyr

Recordes em Levantamentos

Em uma das suas proezas Cyr conseguiu levantar 18 homens que ficavam em cima de uma plataforma, com um peso total dos homens mais a plataforma de 1964 quilos. Com sua mão direita, Cyr levantava um haltere de 114 kg do chão à acima da cabeça, com apenas uma parada no meio do movimento. Cyr também conseguia resistir a força de 4 cavalos o puxando (2 de cada lado). E ainda levantava 250 kg com apenas um dedo, usando um anel ligado ao peso.

A Morte de um Campeão

Louis Cyr

Cyr viveu como um strongman por 25 anos, mas uma inflamação nos rins o levou a morte no dia 10 de Novembro de 1912, com 49 anos.

Ainda não existem comentários.

Comente!