O que é whey protein? Quais são os benefícios do whey protein?

O leite possui basicamente duas proteínas, caseína(proteína do tipo fosfoproteína encontrada no leite fresco) e soro de leite. Proteína de soro de leite pode ser separada a partir da caseína no leite ou formado como um subproduto da fabricação do queijo.

Whey protein é considerada uma proteína completa e contém todos os 9 aminoácidos essenciais e tem baixo teor de lactose.

Informações fornecidas pelo site Medical News Today indicam que a composição de proteína de soro de leite, o seu uso na construção muscular e seus potenciais benefícios na saúde. Este artigo explica também que alguns efeitos colaterais que podem aparecer associados com a utilização do whey protein.

Um estudo publicado na revista Clinical and Investigative Medicine1 descobriram que a proteína de soro de leite ajuda a reduzir a perda de peso entre os pacientes HIV-positivos.

Composição e formas de proteína de soro de leite
Composição: Whey protein é uma mistura das seguintes opções:

  • Milk-shake de proteína de soro de leite.
  • Beta-lactoglobulina
  • Alfa-lactalbumina
  • Albumina de soro bovino
  • Imunoglobulinas

Existem três tipos principais de whey protein: whey protein concentrado (WPC), whey protein isolado (WPI) e whey protein hidrolisado (WPH):

– Whey Protein Concentrado – WPC contém baixos níveis de gordura e baixos níveis de carboidratos (lactose).

A porcentagem de proteína no WPC depende de quão concentrado ele é. Concentrações menores tendem a ter 30% de proteína e uma grande concentração tende a ter até 90%.

– Whey Protein Isolado – WPIs são tratados posteriormente para remover toda a gordura e lactose. WPI possui geralmente pelo menos 90% de proteína.

– Whey Protein Hidrolisado – WPH é considerado como sendo a forma “pré-digerido” de proteína de soro de leite, uma vez que já foi submetido a hidrólise parcial – um processo necessário para que o corpo absorva proteína.

O WPH não exigem tanta digestão como as duas outras formas de proteína de soro de leite. Além disso, ele é comumente usado em suplementos de proteína médica e fórmulas infantis, uma vez que melhora a digestibilidade e redução do potencial alergênico.

 

Ainda não existem comentários.

Comente!