O Conteúdo Energético dos Alimentos

A quantidade de energia contida em qualquer alimento é medida em calorias. Uma caloria é medida de calor, que faz sentido porque a produção de energia para a contração muscular na célula é uma forma de oxidação. É uma oxidação lenta, claro, mas simplesmente outra forma da oxidação rápida que conhecemos como fogo. As calorias, portanto, são uma medida da quantidade de calor produzida pela “queima lenta” de energia nas células musculares.

Todos os macronutrientes – proteínas, carboidratos e gordura – contêm energia e, portanto, calorias. Mas eles diferem na quantidade de calorias que contêm. Por exemplo:

  • 1 grama de proteína ou 1 grama de carboidrato = 4 calorias
  • 1 grama de gordura = 9 calorias

Isso deixa claro porque aqueles que estão tentando perder gordura corporal tentam minimizar a gordura nas suas dietas – e porque os mochileiros que caminham por dias nas montanhas carregam comidas gordurosas. A gordura é mais que duas vezes mais densa em calorias (e portanto “engordante”) do que as proteínas e carboidratos.

Uma coisa que deve ser lembrada quando se fala de gordura e calorias é que todas as gorduras, independente do tipo, contêm a mesma quantidade de energia alimentar. Se você estiver falando de azeite de oliva, gordura animal, manteiga, banha, ou gorduras e óleos em qualquer outra forma, eles todos contêm a mesma quantidade de energia – 9 calorias por grama.

2 comentários até agora! - O que você pensa?

Gravatar

felipe costa

27 de junho de 2012

13:57

Esse conteúdo é uma forma de nutrição q o alimento corresponde no dia-a-dia!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e é isso fico aqui…

Gravatar

felipe costa

27 de junho de 2012

14:02

valeu ai para esse programa o mapa é ótimo,fico aqui com mais um comentário!

Comente!