Fatos e ficção sobre perda de gordura – Parte 2

Fatos e ficção sobre perda de gordura

6 – DEVEMOS EVITAR CARBOIDRATOS SIMPLES QUANDO ESTAMOS QUERENDO “SECAR”

Carboidratos simples ou de rápida absorção são ótimos na primeira refeição do dia para levantar rapidamente os níveis de açúcar no sangue, que tipicamente estão baixos. Isso ajuda a estimular o corpo a voltar ao “estado de crescimento” depois de várias horas de jejum durante a noite. E, evidentemente, os carboidratos simples são uma necessidade depois do treino, quer seja musculação ou cardio, para que o organismo retorne rapidamente a um estado anabólico, que foi interrompido com o treino. Dito isto, em todas as outras refeições além do café da manhã e do pós treino, passe longe dos carboidratos simples.

Veredicto: Ficção

7 – A INGESTÃO DE PROTEÍNAS DEVE SER MAIOR QUANDO ESTAMOS QUERENDO “SECAR”

Quando você começa uma dieta de queima de gordura e redução de calorias, você tem uma abundante quantidade de gordura para queimar e sua ingestão de proteínas não precisa mudar muito. No entanto, como a gordura corporal começa a ser utilizada, o corpo começa a confiar em uma fonte alternativa de energia: proteína. Isto é quando você precisa aumentar significativamente a sua ingestão protéica ou então o seu corpo vai se voltar para o seu próprio tecido muscular, queimando para usar como energia. Você começa a perder tecido muscular e seu metabolismo fica lento, a queima de gordura diminui, o que compromete tudo.

Quando ficar super seco, 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia podem não ser suficientes – aumente para 3 gramas por quilo para garantir que você está segurando o máximo de sua massa muscular possível.

Veredicto: Fato

8 – SEMPRE TREINE COM O ESTÔMAGO VAZIO QUANTO ESTÁ QUERENDO SECAR

Você deve sempre comer antes do treino. Repetindo: nunca pule a sua refeição pré-treino. Comer antes de seu treino lhe permite treinar duro, e o treino duro sempre vai contra cortamos calorias.

“Se alguém não tem certeza de que ponto está em uma fase de dieta, vou perguntar: Como está a intensidade do seu treino?”, Diz Chris aceto, consultor nutricional de bodybuilding que contribui para as revistas FLEX e MUSCLE & FITNESS. “Se respondem que o treino não está intenso, essa é uma indicação de que ele está comendo muito pouco e isso faz com que o grande erro de reduzir calorias em detrimento da manutenção da sua capacidade para treinar duro. O treinamento pesado deixa você magro e impulsiona o metabolismo. Aqueles que não comem nada antes de seu treino acabam em over training, debilitados e podem perdem músculos simplesmente porque não podem fazer o trabalho na academia.”

Duas a três horas antes do treinamento, devem-se consumir 30-50 gramas de uma fonte protéica de baixa gordura (carne magra de frango, peru ou carne vermelha) e 30-60 g de carboidratos de absorção lenta (cereais, grãos inteiros, pão ou batata doce), então, cerca de 30 minutos antes do treino, é recomendado tomar 20 g de uma proteína de absorção rápida (whey, de preferência) e outras 20-40 g de carboidratos de absorção lenta. Isso deve proporcionar amplo combustível, sem comprometer a sua dieta.

Veredicto: Ficção

9 – QUANDO ESTAMOS QUERENDO PERDER GORDURA, NÃO DEVEMOS COMER MUITO TARDE

Como o dia vai sobre, as reservas de carboidratos no músculo (também conhecido como glicogênio muscular) tende-se a encher. Como as reservas de glicogênio estão “cheias”, o organismo tende a se tornar mais eficiente em armazenar alimentos, especialmente carboidratos, assim como gorduras. Então, quando estamos em uma fase de queima de gordura, faça as refeições (jantar) e lanches do final do dia menores do que no café da manhã e almoço. Também diminua a ingestão de carboidratos no final do dia, a tal ponto que qualquer lanche tarde da noite seja composto principalmente de proteínas. Se, por exemplo, você for comer uma batata doce, coma no almoço ou como parte de uma refeição pré-treino. No jantar, tente limitar os carbos de vegetais. (Se você treina a noite, veja o número 5 da parte 1 deste artigo.)

Veredicto: Fato

10 – A CAFEÍNA PODE AJUDAR VOCÊ A QUEIMAR GORDURA

A cafeína aumenta a quantidade de gordura que é liberada a partir de células de gordura, permitindo ser mais facilmente utilizada como combustível. Não há nada de errado em tomar uma xícara de café de manhã, mas, para maximizar os efeitos da queima de gordura, a melhor hora para tomar é cerca de uma hora antes do treino. Pesquisas mostram que isso pode torná-lo mais forte na academia e diminuir dores musculares durante o treino, o que lhe permitirá treinar mais pesado.

Utilize cerca de 200-400 miligramas de cafeína em forma de suplemento e tome antes do treino. Pesquisas mostram que suplementos de cafeína (comprimidos ou em pó) funcionam melhor do que o café. Mas, obviamente, as calorias também contam. Se você estiver fazendo excessos, não espere que a cafeína vá fazer o trabalho sozinha, especialmente se você está adicionando calorias de açúcar.

Veredicto: Fato

Artigo traduzido da revista FLEX de Janeiro de 2009 – parte 2 de 2.

Ainda não existem comentários.

Comente!