Curiosidades sobre bodybuilders – Frank Zane

CURIOSIDADES SOBRE BODYBUILDERS DOS ANOS 70 E 80

FRANK ZANE

Daremos continuidade sobre as principais curiosidades dos melhores bodybuilders dos anos 70 e 80 com Frank Zane (Kingston, Pennsylvania, 28 de Junho de 1942), que além de bodybuilder é poeta, escritor e também possui uma clínica de reabilitação cujo nome é Zane’s Heaven. Não sabemos se a clínica ainda está na ativa, mantenho contato com Frank por e-mail, perguntei sobre a clínica, mas ainda não obtive resposta.

Seu pai era eletricista e sua condição financeira não era das melhores. Um fato curioso sobre seu pai foi um relato que ele faz no seu livro, quando ainda tinha 10 anos e era natal, ele pegou cerca de 3 dólares de seu pai para comprar algum presente para ele, uma surpresa. Frank comprou um martelo que custou 59 cents e mais algumas ferramentas que sabia que seu pai dificilmente iria utilizar. Ao chegar em casa e entregar o presente ao seu pai, este ficou surpreso com a atitude tomada pelo filho, ficando furioso por ter gasto seu suado dinheiro. Frank se mostra bastante triste ao citar essa história, mas desde pequeno podemos ver que possuía um discernimento fora do comum, e após sofrer essa decepção, escalou um pé de cereja e ficou observando o céu, para que não ficasse guardando remorso de seu próprio pai.

Frank aos 14 anos percebeu que queria ganhar massa muscular, mas o verdadeiro interesse surgiu quando estava no ensino médio, ao achar uma revista de bodybuilding no lixo da sua escola.

Frank Zane
Frank com 18 anos e Frank com 36 anos

Zane sempre manteve altas notas nos estudos, em sua graduação foi o orador (termo em inglês é valedictorian, sendo que a pessoa que ocupa este posto na formatura, o ocupa por mérito, devido às melhores notas). Possui dois diplomas superiores, um em Educação pela Wilkes University em 1964 e outro em psicologia pela Cal State em 1977, e um mestrado em Psicologia Experimental pela Cal State em 1990.
Mudou-se para a Califórnia, em busca de melhores condições climáticas. Além de possuir uma bem sucedida carreira como bodybuilder, também possui uma bem sucedida vida amorosa com sua esposa Christine.

Frank Zane
Frank aos 57 anos com Christine

Frank Zane
Frank e Christine Zane na capa da Muscle and Fitness de Agosto de 1978

Sua carreira como bodybuilder foi construída com muitas vitórias, dentre elas Mr. Olympia em 1977, 1978 e 1979. Zane era o mais diferenciado vencedor Mr. Olympia, possuía uma cintura fina e uma definição bastante acentuada. Podemos dizer que ele redefiniu o conceito de supremacia física, de uma ênfase em massa para uma mera ênfase na simetria e proporção, que nos faz lembrar a estatura dos Gregos e Romanos na antiguidade.

Frank Zane é famoso pela sua pose denominada vacuum, a qual ele expele todo o ar dos pulmões e realiza uma sucção do abdômen mostrando a caixa torácica e a linha fina de cintura, o que não existe hoje em dia no fisiculturismo devido principalmente ao uso de GH, o que ocasiona dilatação dos órgãos internos, impossibilitando tal sucção e também pelo fato do peso dos competidores de hoje, 120 kg em média no palco contra 90 kg que era o peso médio de Frank.

Frank Zane

Frank durante este período também construiu uma forte amizade com Arnold Schwarzenegger, onde ambos trocavam experiências e conselhos. Esta amizade dura até hoje.

Frank Zane

Uma curiosidade ocorreu com Frank a apenas 8 semanas antes do Mr. Olympia de 1980: ele estava se sentido bastante cansado, devido a toda pressão da competição, e foi comer uma banana sentado numa cadeira perto da piscina, sendo que ao se sentar, escorregou e bateu com a virilha na borda da piscina, o que esmagou sua uretra e ocasionou sangramento pelo pênis. Ele perdeu cerca de ¼ de seu sangue, e como mesmo relata, disse que chegou a pensar que iria morrer. Mesmo sofrendo este grave acidente, resolveu competir. Sendo que Arnold foi de fato um grande peso nessa escolha, pois dizia a Frank que ele deveria competir para manter o título. Frank ficou com a 3ª colocação.

Aos 55 anos, Frank teve que, temporariamente, parar de treinar devido a fortes dores na parte lombar da coluna. Frank sempre envolveu perfeitamente o equilíbrio humano, mente, corpo e alma (não posso citar essa característica sobre ele sem assumir minha sincera admiração por ele).

Frank Zane utiliza e vende um aparelho chamado Mind Muscle Machine. Ele explica que nosso corpo é composto por sistemas ressonantes: batimentos cardíacos, taxa de respiração, peristalse (movimentos involuntários que empurram o alimento), nervo transmissor de impulsos, que são predominantes das ondas cerebrais – quando sob estresse todos os sistemas estão funcionando em uma frequência desordenada, sem nenhuma sincronia. Porém quando uma luz / estímulo sonoro é introduzido, os sistemas entram em sincronia. Assim Frank explica como seu aparelho atua e ajuda o funcionamento do corpo, que, segundo ele, ajuda a pessoa a ter uma vida mais sadia, calma e melhores respostas no desenvolvimento muscular.

Frank Zane

Frank também criou um aparelho para desenvolvimento das pernas, cujo nome é Leg Blaster. O aparelho é ótimo em vários pontos, podemos considerar como primordial a segurança, que consequentemente, faz com que a perna sofra bastante estresse, sem termos que envolver outras partes do corpo, tais como coluna, ombro, o que pode acarretar em sérias lesões. O aparelho custa US$ 795.

Frank Zane

Um dia tive a oportunidade de falar com Frank, e perguntei a ele como lidava com a velhice, ele disse que fica olhando para as capas de revistas e que se pudesse, iria sim querer ficar daquela forma para sempre. Mas disse que suas prioridades mudaram muito, e que hoje é viver uma vida sem estresse e que para isso a mente deve estar muito bem desenvolvida, para saber lidar perfeitamente com vários tipos de situações. Uma das frases que Frank utiliza como método de vida é que “Tudo está mudando o tempo todo. Você apenas tem que mudar com ele.” Este seu pensamento mostra que para ele a adaptação é um fato importantíssimo para a sobrevivência.

Frank Zane
Frank com 64 anos

Atualmente mora em San Diego na Califórnia. Ocupa seu tempo mantendo seu site (que foi criado pela sua esposa), participando de seminários e dando aulas como personal. Seu seminário dura em torno de 3 horas e custa U$$ 5000.

5 comentários até agora! - O que você pensa?

Gravatar

CONANN

9 de dezembro de 2011

19:53

FRANK ZANE EXEMPLO DE AMOR E DEDICACAO AOS MAIS NOBRES DOS ESPORTES. O HALTEROFILISMO……….

Gravatar

Tarcisio

13 de dezembro de 2011

17:53

um gigante entre gigantes

Gravatar

Bruno FISICULTURISTA

19 de julho de 2013

04:18

FRANK ZANE É UMA LENDA VIVA DO BODYBUILDING!

Gravatar

Vidal

3 de novembro de 2013

12:32

Frank Zane foi de uma época em que os fisiculturistas ainda pesquisavam e davam importância sobre a qualidade dos treinos,em detrimento do consumo exagerado de anabolizantes.
A aura mágica deste esporte,que teve inicio nos finais dos anos 40 com John Grimek,Clarenc Ross,Steve Stanko,passando nos anos seguintes,decada de cinquenta por Steves Reeves, Reg Park, Bill Pearl,anos 60 com Larry Scot, Chet Yorton , Sergio Oliva e Arnold surgindo, ficaram na saudade .

Gravatar

Amaury

23 de novembro de 2013

20:15

Frank Zane possuía um físico simétrico e apolíneo,não tinha o aspecto monstruoso dos culturistas de hoje.Junto com Steve Reeves era um físico que se pensava poder conseguir.Zane era um exemplo da simetria muscular.Um grande exemplo para todos os amantes desse esporte.

Comente!