Curiosidades sobre bodybuilders – Arnold Schwarzenegger

CURIOSIDADES SOBRE BODYBUILDERS DOS ANOS 70 E 80

ARNOLD SHCWARZENEGGER

Neste artigo daremos início a uma série de curiosidades sobre os principais bodybuilders dos anos 70 e 80. Dá-se tanto valor para os bodybuilders desse período porquê todos foram pioneiros e tornaram este esporte mais conhecido, pois muito do que se vê hoje se deve graças a estes atletas. Mas o principal motivo é pelo fato da força de vontade diante das dificuldades da época, que iam do preconceito (persiste até hoje, mas antigamente era pior) apresentado pela maioria das pessoas, chegando até a normal dificuldade de se conseguir patrocínio.

O bodybuilder Bob Cicherillo, em uma de suas reportagens tratou do assunto patrocínio, relatando o motivo pelo qual no bodybuilding nunca teremos facilidade em conseguir patrocinadores: as pessoas geralmente se interessam por esportes mais comuns a elas e que de alguma forma irão praticar, citando como exemplo principal (no Brasil) o futebol. Desta forma o bodybuilding por ser um esporte que exige muito de quem pratica, dificilmente irá se torna uma tendência. Para que patrocinar alguém que não irá atingir um grande número de pessoas? É assim que a maioria das grandes empresas pensa.

Iremos começar essa série de curiosidades falando sobre o principal e mais conhecido Bodybuilder dessa época, Arnold Schwarzenegger.

Arnold Alois Schwarzenegger (Graz, Áustria – 30 de Julho de 1947) vivia em uma casa humilde, sem muito conforto. Com ele morava sua mãe Aurelia Jadrny (dona de casa), seu pai Gustav Schwarzenegger (comandante da polícia) e seu irmão mais velho. Aos 15 anos Arnold ficou fascinado pelo bodybuilding e decidiu que queria se tornar um fisiculturista, porém, devido a dificuldades financeiras, não foi possível entrar na escola de esportes. Arnold então adaptou alguns aparelhos e montou uma espécie de academia primitiva no porão de sua casa, dando início a uma carreira que naquele momento jamais imaginara o sucesso que estaria por vir.

Em 1961, Kurt Marnul (bodybuilder campeão na Áustria), ficou impressionado com o potencial de Arnold, e fez o convite para ele treinar na União Atlética de Graz. A partir dessa época, ele começou a desenvolver seu físico de forma impressionante.

Em 1965, Arnold entrou para o exército Austríaco, onde teve a oportunidade de dirigir tanques. Um acontecimento bastante curioso desta fase foi que ele teve que fugir do quartel para competir no Mr. Junior Europa. Arnold venceu, porém, ao voltar para o quartel, foi preso.

Aos 19 anos foi vencedor do Mr. Universo Amador. Em 1968 venceu novamente Mr. Universo, sendo que na categoria PRO, mantendo o título até 1970. Ainda em 1968, Arnold passou algumas dificuldades ao tentar a sorte em Hollywood, pois não estava com muito dinheiro (lembrando que a moeda de seu país ainda não era o Euro e sim o Xelim, que era bastante desvalorizado) e não sabia falar inglês.

Franco e Arnold
Franco Columbu – Melhor amigo de Arnold

Uma curiosidade referente ao título de Mr. Universo 1969, foi que ele superou um de seus ídolos, Reg Park. Em 1970, então com 22 anos, ganhou seu primeiro Mr. Olympia, se tornando o mais jovem vencedor do título. Antes de vencer neste ano, ele havia perdido no ano anterior e por este fato existia uma grande rivalidade com Sergio Oliva, vencedor do Mr. Olympia nos anos 1967,1968 e 1969. Após essa derrota Arnold disse que não mais perderia para Sergio e que iria manter o título. Desta forma foi Mister Olympia até 1975, quando anunciou publicamente que estava deixando o esporte como competidor profissional. Durante este período de glória, Arnold passou por momentos difíceis: em 1971 perdeu seu irmão em um acidente de carro e dois anos mais tarde seu pai faleceu.

Arnold Estudando
Novembro de 1979: Arnold recebe o diploma superior de Economia da Universidade de Wisconsin.

Em 1980, apesar de ter anunciado que não iria mais competir, Arnold retornou, e ainda venceu o Mr. Olympia. Este acontecimento gera discussões até hoje, pois muitos haviam visto Arnold treinando, mas pensavam que fosse para um filme. Arnold embarcou no mesmo vôo para Austrália (país da competição), mas muitos cogitavam somente a possibilidade dele fazer comentários para uma emissora de TV durante a competição. Até mesmo quando ele estava no encontro de participantes, haviam rumores de que ele fazia parte da equipe de dirigentes da IFBB. Na realidade, muitos dos competidores não queriam imaginar a possibilidade de que ele fosse voltar a competir. Mas todos os rumores foram deixados de lado, quando seu nome foi anunciado pela banca e ele se aproximou para pegar seu número.

Olympia 1980
Mister Olympia – 1980

Desde então, Arnold nunca mais competiu e manteve seu foco no cinema, atuando em grandes filmes como: Conan – O Bárbaro (1982) e Exterminador do Futuro (1985).

  • 1986 – Casou com Maria Shriver, sobrinha do falecido presidente norte-americano John F. Kennedy;
  • 1989 – Teve seu primeiro filho;
  • 1997 – Sofreu uma cirurgia no coração para reparar uma válvula defeituosa;
  • 1998 – Sua mãe morre após um ataque cardíaco;
  • 1999 – Após estar completamente recuperado da cirurgia, Arnold resolve voltar ao cinema.

Maria e Arnold
Maria Shriver e Arnold Schwarzenegger

O motivo da sua cirurgia foi pelo fato dele ter nascido com um problema na válvula aórtica, chamado de valva aórtica bicúspide, que resulta na formação de 1 folheto (cúspide) a menos do que o normal.

Arnold havia confessado que fez uso de anabolizantes apenas para manter sua forma antes das competições, forma esta que foi construída com uma rigorosa dieta aliada a sua disciplina. Em 1999 Arnold ganhou cerca de 12 mil dólares após processar um médico alemão que havia publicado um artigo que apresentava como tema a morte precoce dos bodybuilders, devido principalmente a problemas cardíacos, e neste artigo citou Arnold como exemplo. Neste mesmo ano ele processou a revista The Globe, pelo mesmo motivo.

Durante as filmagens de O Sexto Dia, Schwarzenegger quase morreu. Em uma cena submarina, ele estava sem os óculos de mergulho e seguiu numa direção errada, indo parar, sem fôlego, embaixo de uma plataforma. Uma pessoa da produção percebeu o incidente e o salvou.

Em 17 de Novembro de 2003 Arnold assumiu o cargo de Governador da Califórnia, posto que ocupa até os tempos atuais.

1 comentário até o momento. - O que você pensa?

Gravatar

pedro

9 de junho de 2014

12:53

top

Comente!