Coluna Vertebral

Devido à má postura, ao mau posicionamento durante a execução do exercício, ao excesso de carga, os problemas na coluna vêm se tornando cada vez mais freqüente em pessoas praticantes de musculação. Neste artigo iremos tratar de forma resumida, a fim de facilitar a compreensão, sobre os principais elementos aonde ocorrem tais problemas que nos proporcionam as infelizes dores.

Disco intervertebral:

Está localizado entre os discos vertebrais, e cartilaginoso com um centro gelatinoso. Sua parede anterior é mais forte e grossa, o disco é fixo. Atua como amortecedor de golpes e auxilia na movimentação da coluna vertebral.

Quando aplicamos forças anormais, o disco pode desgarrar-se, por exemplo: ao associarmos flexões e extensões da coluna mais torções rotacionais. Mediante o uso e abuso, os discos podem ficar fissurados e a gelatina desliza para as referidas fissuras, ocasionando um desequilíbrio estático e dinâmico. Podendo ocorrer herniação do disco ou protusão do mesmo.

Coluna Vertebral
Alterações intrínsecas do disco sob tensão, ocasionando lesões.

Coluna Vertebral

Ligamentos:

São bandas fibrosas, muito fortes. Mantém os ossos unidos e limitam os movimentos. Quanto flectimos a coluna vertebral para frente, os ligamentos posteriores da coluna se estiram. O ligamento anterior é muito mais forte do que o posterior. Se forçarmos excessivamente esses movimentos, associando ainda torções na coluna, poderemos lesar a parte ligamentar da coluna vertebral.

Músculos:

O músculo é composto de fibras especializadas, as quais movem os ossos e articulações e dão dinamismo corporal.

Os músculos também servem de proteção.

Geralmente os músculos são os primeiros a sofrerem lesões, sejam por esforços de estiramento, rupturas, distensões, contusões, etc.

Coluna Vertebral

Cordão Espinhal/Medula:

A medula espinhal é composta por milhares de fibras nervosas alojadas num canal localizado atrás do corpo das vértebras; chamado canal medular. A sua função é transmitir mensagens do cérebro através dos nervos para todo corpo. A medula pode ser traumatizada em acidentes e também por enfermidades.

O nervo espinhal é um maço de fibras nervosas que saem do cordão espinhal – medula.

O nervo espinhal pode ser oprimido pelo disco intervertebral quando se desloca, por movimentos das vértebras, espasmos musculares com aumento da densidade dos tecidos moles adjacentes, etc.

Coluna Vertebral

Dicas para prevenir as dores de coluna vertebral:

Postura: É o resultado de uma luta constante de forças ativas eretoras, da musculatura, contra a ação da gravidade. Pode ser dinâmica ou estática.

A postura pode ser alterada por diversos fatores:

  1. Tipo físico;
  2. Enfermidades reumáticas, metabólicas, ortopédicas, etc.;
  3. Alterações profundas da visão e audição;
  4. Idade;
  5. Demência, esquizofrenia, depressão, stress, etc.;
  6. Alimentação;
  7. Obesidade;
  8. Excesso ou falta de atividade física; e
  9. Esportes e/ou atividades físicas exageradas

Coluna Vertebral

Ainda não existem comentários.

Comente!