Colocando um ponto final na controvérsia do Olympia 1980

Que o Arnold não estava na sua melhor forma em 1980 é fato, após 5 anos sem competir, já não mais com 28 anos de idade como quando conquistou seu sexto título em 1975, mas sim com 33 anos, ainda sim Arnold estava com uma ótima forma física para os padrões da época. Ele venceu naquele ano, mas até hoje existe muitas controvérsias.

Há quem não aceite os resultados até hoje:

  1. Arnold Schwarzenegger
  2. Chris Dickerson
  3. Frank Zane
  4. Boyer Coe
  5. Mike Mentzer
  6. Roger Walker
  7. Roy Callendar
  8. Dennis Tinerino
  9. Tom Platz
  10. Danny Padilla
  11. Ed Corney
  12. Tony Emmott
  13. Roy Duval
  14. Casey Viator
  15. Samir Bannout
  16. Ken Waller

Agora uma série de fotos daquele ano:

Olympia 1980

Olympia 1980

Olympia 1980

Olympia 1980

Olympia 1980

Olympia 1980

Olympia 1980

Olympia 1980

Olympia 1980

Olympia 1980

Enfim, cabe a cada um analisar e fazer o seu próprio julgamento. Em algumas fotos, eu pude perceber que o Frank Zane era muito pequeno, comparado aos demais. Tudo bem que o bodybuilding não se trata apenas de volume, mas o Frank parecia um cara normal definido, nada demais. Ele hoje com aquele físico não venceria nem campeonato estadual… Mas não vamos tirar o mérito dele, afinal depois da “aposentadoria” do Arnold em 75, Franco levou em 76 e ai em 77, 78 e 79 ele que venceu. E uma curiosidade: em 1981 Franco Columbu volta a vencer, parece que ele venceu os dois anos (1976 e 1981) após as despedidas do Arnold! Outro cara que já na primeira foto podemos ver que estava com o trapézio e peito fracos comparados ao Arnold era o Mike Mentzer.

A minha conclusão para encerrar estas controvérsias que tanto se comenta, é que 1: O Arnold não estava nem perto em termos de volume principalmente, pois qualidade ele sempre teve, e densidade talvez, se comparado a 1975, e 2: Mesmo assim não tinha outro melhor do que ele naquela noite, pelo menos é o que eu penso, agora como disse, cabe a cada um achar o que quiser, pois o resultado não muda, independente do que for.

11 comentários até agora! - O que você pensa?

Gravatar

João

29 de julho de 2011

23:09

Frank Zane, pequeno?
O cara tinha 45cm de braços e super definidos, por sinal.
Realmente o cara não tinha um volume tão acentuado, mas dizer que ele era um cara normal é um pouco demais.

Gravatar

izaqueu mateus

25 de agosto de 2011

17:44

sabe o que é?…hoje em dia qualquer frango se entope de bombas e fica grandão por isso é que acham o frank zane pequeno!

Gravatar

plácido macedo...

4 de dezembro de 2012

05:23

Frank Zane foi e será um grande exemplo não só de um grande físico. porém um físico belo e maravilhoso. O que na minha visão traduz o objetivo principal da cultura física: Beleza e harmonia.

Gravatar

Adriano Ribeiro

9 de maio de 2013

13:06

Que merda isso que você falou do grande Frank Zane, ein? O jogo é vencido por simetria e proporção, e o Arnold tava uma bagunça. Ainda acima desses critérios está o marketing. Pra mim Zane levava esse Olympia, em segundo vêm o Dickerson.

Gravatar

Otávio Eduardo da Silva

31 de maio de 2013

11:46

A reflexão que foi feito pelo colega Adriano a respeito de Frank Zane também é partilhada por mim
Frank Zane tinha:
1.75 m de altura
86 kgs em competição
90 kgs off season
45 cm de braços super definidos
66 cm de pernas
1.27 m de peito
74 cm de cintura ( finíssima )
44 cm de pescoço
41 cm de panturrilhas
Um homem de 1.75 de altura com 45 cm de braços e 1.27 m de peito não é necessariamente um “cara” normal, se ele fosse mais alto, tipo 1.85 m por exemplo ele realmente ficaria magro, mas sendo mais baixo, certamente representava um fisiculturista bem troncudo, forte,musculoso e bem simétrico.
Não podemos nos esquecer que ele chegou a vencer o Arnold em uma competição de mr. Universo ou Olympia, pelo fato de Arnold estar bem massudo porém com pouca definição muscular.
Óbvio que não estou tirando os méritos do super campeão Schwarzenegger, que também admiro,porém não podemos colocar um outro mito do fisiculturista como sendo uma pessoa comum, ou normal

Gravatar

Otávio Eduardo da Silva

31 de maio de 2013

12:35

É claro que perto dos fisiculturistas modernos o Zane realmente sumiria, porém onde está a beleza e a simetria dos profissionais deste nível atualmente? Parecem uns “bois” sem forma, nem beleza. A época de ouro do fisiculturismo foi sem dúvida alguma dos anos 50 a meados dos anos 90 com Doryan Yates, depois deste período o esporte entrou num patamar que descaracterizou o esporte, onde vai parar o desenvolvimento?? O Colemann veio ao Brasil recentemente, estava musculoso, vascularizado porém parecia que estava gordo, quando foi que vimos o Arnold assim?? Sempre teve uma beleza em seu corpo gigantesco, nunca apareceu redondo, talvez quando estava off season, mas registros são raros ou inexistem

Gravatar

José Leonardo

11 de setembro de 2013

19:04

Realmente o Arnold não estava em sua melhor forma e ainda sim creio que era o melhor naquela noite.
Vendo o vídeo da noite do Show, em minha opinião entrariam nas primeiras colocações Boyer Coe, Mike Mentzer, Roger Walker e Roy Callendar, para só depois virem Chris Dickerson e Frank Zane.
É só uma opinião galera, gosto muito do Zane também, mas ele só teve oito semanas para se preparar e assim como o Arnold não estava no seu melhor, o Zane também estava bem longe da forma que ele se apresentou em 79.
Abraços a todos irmãos de ferro!!!

Gravatar

Paulo

30 de setembro de 2013

12:09

não adianta o Arnold foi imbatível nesse período, pois o seu pior ainda era muito acima dos demais. Uma questão de genética previlegiada.Minha opinião galera.

Gravatar

xigun!

12 de dezembro de 2013

10:28

BONITO E UM CORPO BEM TRABALHADO!SEM SE ENTUPI DE ASTEROIDES!

Gravatar

clecio carvalho

22 de abril de 2016

12:20

Quem venceu o Mr. Olympia naquele ano não foi o Arnold, foi o Cônan, O Bárbaro, o Exterminador do Futuro etc. Não houve parcialidade da parte dos jurados nem da plateia, que o escolheram muito mais levados pela paixão pelo ator cinematográfico do que pela razão do seu despreparo físico diante dos demais fisiculturistas. Mentzer os intimidava, porque ali estava um físico natural competindo com físicos alicerçados pela força fugaz dos esteroides anabolizantes. Foi o que aconteceu comigo em Recife, Pe., no Mr. Brasil/74. Retirei-me na pré-estreia, pois também intimidava os participantes com um físico simétrico e peso corporal de 78kg. Ademais disso, não gostaram da minha feição e da minha presença com roupas da IFBB, bem assim da minha condição de estar representando a Bahia pelo Academia Weider.

Gravatar

LUIS OTAVIO DIAS ALVES

3 de abril de 2017

12:46

Putz… Realmente o Arnold, não estava em seu melhor, mas se havia alguém capaz de vence-lo, não estava competindo naquela noite. Sergio Oliva, o melhor fisiculturista de todos os tempos, ficou legado ao esquecimento por muitas décadas.

Comente!