As lesões do joelho

No fisiculturismo, as lesões do joelho geralmente ocorrem como resultado de exercícios como agachamento com carga pesada, em que o joelho é submetido a um esforço intenso em posição fletida. A lesão pode ser nas estruturas ligamentares, na patela (rótula), nas estruturas internas ou nos músculos e tendões aplicados ao joelho.

A patela é recoberta por uma camada de material tendinoso que é parte da estrutura tendinosa pela qual o quadríceps se conecta abaixo do joelho e permite que a perna se estenda. Um esforço intenso no joelho pode resultar em algum grau de ruptura em alguma parte dessa área.

Nas torções de joelho, ocorre algum dano às estruturas ligamentares da articulação do joelho propriamente dita. Isso ocorre mais frequentemente quando ele está no seu ângulo mais agudo, mais fraco, como em um agachamento completo. Do mesmo modo, qualquer movimento de torção, especialmente levantando uma carga pesada pode resultar em uma torção de joelho.

Menisco

O menisco é a estrutura cartilaginosa dentro do joelho, e qualquer giro da articulação em um exercício como um agachamento pode resultar em ruptura do menisco, o que pode requerer cirurgia ortopédica.

Para evitar o esforço extremo no joelho é importante executar um aquecimento completo antes de fazer um exercício mais pesado. Você também deve estar consciente da necessidade de concentrar na técnica adequada do exercício – por exemplo, no agachamento, você deve descer em controle total, sem arremeter no final e parar.

Enfaixar os joelhos ou usar joelheiras elásticas ajuda a apoiar essa área nos exercícios pesados. O tratamento das lesões de joelho envolve a prescrição normal de repouso, gelo, etc., para a distensão ou torções leves e cuidados médicos para uma lesão mais grave. Exceto em outras condições que não são diretamente relacionadas à lesão, as infiltrações com cortisona não estão indicadas nas lesões de joelho.

Para fisiculturistas com problemas de joelhos que precisam trabalhar em torno da lesão antes de um concurso, às vezes é possível fazer agachamentos em um aparelho Smith, posicionando os pés bem para frente para isolar o quadríceps e tirar o peso dos joelhos. Se os problemas forem muito graves para esse método, pode-se usar a extensão do joelho – amplitude parcial se necessário, ou movimentos com pouca carga e muitas repetições – mas não quando há muita dor.

Ainda não existem comentários.

Comente!