A importância da respiração no treinamento com pesos

Na maioria dos esportes ou qualquer outro tipo de atividade pesada o corpo é capaz de captar todo o oxigênio necessário sem o esforço da nossa consciência, é um trabalho que ocorre de forma involuntária. O treinamento com pesos é uma forma específica de exercício que requer maior ênfase de uma respiração apropriada.

Uma regra básica da respiração apropriada é: nunca prenda a respiração enquanto estiver executando o exercício. No momento da execução do exercício, aonde está se trabalhando com pesos que estão envolvidos também com resistência, é de grande importância, se neste momento estamos inalando e exalando de forma correta. Prender a respiração durante o esforço faz com que os vasos sanguíneos sofram um grande estresse, e se for levado ao extremo, pode ocasionar facilmente a ruptura dos vasos.

RespireAtravés da respiração apropriada o desempenho no treinamento irá melhorar e a fadiga diminuirá. A regra principal é: exalar no momento que está havendo maior estresse. Como por exemplo, no supino, no momento em que está ocorrendo a descida do peso (negativa), deve-se inalar o ar, e no momento da subida do peso (positivo), deve-se exalar o ar. No exercícios que envolve peito, perna ou abdômen, deve-se sempre exalar quando os músculos estão sendo contraídos. Em outras palavras, quando estão sofrendo um maior estresse muscular. Em exercícios para ombros, braços e para alguns casos para costas, deve-se exalar e inalar durante o estresse muscular, isso ocorre principalmente em casos em que se visa uma maior intensidade, porque desta forma o tempo da repetição irá ser maior, necessitando que a respiração ocorra mais vezes.

Em todos exercícios intensos, deve-se inalar a maior quantidade (apropriada) de oxigênio pela boca por respiração. Devo frisar a importância de exalação pela boca,durante o estresse no abdômen, desta forma ele estará sendo mais forçado pelo fato do conjunto de esforço com o diafragma. Executando as séries neste grupo muscular, ou em qualquer outro através de uma respiração correta, os ganhos irão aumentar de forma significativa.

Durante a execução do exercício, o glicogênio¹ estocado no músculo e a gordura são convertidos em energia através do oxigênio. O oxigênio é entregue aos músculos através da corrente sanguínea pelas células vermelhas do sangue. O coração é o principal elemento que faz com que nosso tecido muscular receba constantemente oxigênio e nutrientes.

O que chamamos de respiração, nada mas é do que uma reação, em que as células do sangue são suplementadas de oxigênio e o dióxido de carbono é removido.

Glicogênio¹É um polissacarídeo (carboidratos). É o meio de armazenamento mais importante nas células animais.

Ainda não existem comentários.

Comente!