A Academia – Ambiente e Atmosfera

MetroflexJunto com o hardware que uma academia tem que oferecer, você precisa considerar se ela proporciona o tipo de ambiente que ajudará a dar energia e motivação ao seu treinamento, se a atmosfera da academia deixa você à vontade ou constrangido.

Destaque para a imagem ao lado: Metroflex Gym e Branch Warren – Um ambiente hardcore!

A maior parte dos fisiculturistas não está interessada em treinar em uma academia muito “pomposa”; afinal de contas, treinar é algo duro e cansativo, e não refinado como um chá da tarde. Após conquistar meu segundo título de Mister Universo da NABBA, em 1968, treinei em um período em um spa de saúde em Londres – muito elegante e luxuoso – e descobri que não conseguia um bombeamento não importava quanto eu tentasse. Parecia uma sala de estar, com belos tapetes, equipamentos cromados, tão desinfetada como um consultório médico. Eu me concentrava no treinamento enquanto tentava não ouvir as conversas a minha volta sobre a bolsa de valores ou que tipo de carro alguém estava pensando em comprar. Posso aceitar que um spa com esse tipo de atmosfera seja provavelmente perfeito para a maioria das pessoas que se exercitam lá, que desejam apenas pôr seus corpos em forma e talvez perder alguns milímetros ao redor da cintura. Mas ele não é apropriado para aqueles com sérias ambições de fisiculturismo.

Obviamente, mesmo para o fisiculturista de competições duras, também não é nada divertido treinar em uma masmorra malcheirosa, então não tenha medo de chamar um depósito de lixo de depósito de lixo, embora eu tenha tido alguns treinamentos muito bons em uns verdadeiros depósitos de lixo! Novamente, o que conta não é a estética, mas como a academia faz você se sentir. Também há o problema da música. Gosto de treinar com um rock’n roll bem alto, mas outros preferem músicas diferentes ou nenhuma. Verifique que tipo de música é tocado em qualquer academia em que você tencione treinar.

Pessoalmente, jamais consegui ficar à vontade em um porão, em qualquer lugar que tivesse que ir para o andar de baixo para chegar a ele. Também preferia academias no nível da rua ou em um andar superior. A atmosfera é importante. Você vai passar até 3 ou 4 horas em uma academia e não quer ficar olhando para os lados e perguntando-se, “O que eu estou fazendo neste lugar?”. Sempre gostei de instalações com um aspecto sério, do tipo industrial, algo que me faça sentir que “estou aqui para trabalhar”.

Estar no ambiente certo é muito importante em muitas áreas da vida. Por que as pessoas preferem ir a certos restaurantes ou bares a ir a outros? A comida não é tão diferente de um bom restaurante para outro, e as bebidas são as mesmas. É a atmosfera, como o ambiente geral faz você se sentir, em que tipo de humor ele o põe. Você mobília e decora a sua casa para criar um determinado ambiente. Grandes museus, como o Getty Center em Los Angeles, criam uma atmosfera especial que faz com que a apreciação da arte que eles contêm seja muito mais gratificante. Restaurantes, lojas de roupas, sua casa, a academia – você sente certas vibrações que muitas vezes não consegue explicar, mas que podem fazer uma enorme diferença na experiência de estar ali.

No Seminário Arnold oferecido como parte do fim de semana de eventos em Columbus todo ano, incluindo o Arnold Classic, frequentemente faço uma comparação entre como o ambiente afeta o desenvolvimento de uma criança e como o ambiente de uma academia pode afetar o desempenho de um fisiculturista. Se você cresce entre pessoas bem-sucedidas e motivadas, você também tenderá a ser bem-sucedida e altamente motivada; se crescer em um ambiente empobrecido, entre pessoas com pouca esperança e pouca motivação, terá de lutar contra essa influência toda a sua vida.

Ainda não existem comentários.

Comente!